Vamos comer?

By Marcos Lauro
23/01/2009
1

No aniversário de São Paulo de 2008 eu escrevia no Futuro do Jornalismo. E, obviamente, não perdi a oportunidade de falar mal daquele bolo que é feito todos os anos no bairro do Bixiga, que tem como comprimento a idade que São Paulo está completando. Agora em 2009, ele teria 455 metros.

Cintia, minha amiga do Vamos Comer, fez uma matéria sobre o bolo e sua história. Matéria que acabou sendo premiada (e eu nem sabia!!! Parabéns!). Ontem, ela me mandou este e-mail:

Tenho lido eventualmente o seu blog solo e estou achando muito interessante. Sem querer ser intrometida, eu proponho um assunto para você comentar. Não sei se ficou sabendo, mas o bolo do Bixiga não será realizada este ano por falta de patrocínio. Isso deve ser um motivo de comemoração para boa parte das pessoas, que acham aquilo uma “selvageria”, mas ainda encaro como uma tradição popular. Ou diria, quase que uma brincadeira de criança, que consiste em pegar o pedaço maior, ou levar uma tortada no meio da cara. Enfim… como no ano passado nós discutimos esse assunto, eu pretendo deixar isso para trás. No entanto, eu gostei muito da atitude de Walter Taverna, ou “Seu Walter”, presidente da SODEPRO (Sociedade ), que convidou 30 artistas plásticos para fazer painéis que representem o bolo. O “ataque” vai perder lugar para o abraço coletivo. O que você achou da idéia?

Beijos,

Cintia Oliveira

Não só achei a idéia boa, como, se isso se repetir nos próximos anos, vou incluir o Bixiga no meu roteiro de passeios-comemorativos do aniversário de São Paulo! :)

Concordo que o bolo era uma tradição. E, para mim, era a prova de que nem toda tradição é unanimidade. Tanto é que a opinião que emiti no ano passado foi citada como motivo pela falta de patrocinadores.

Enfim, agora o bairro vai aparecer na TV por uma iniciativa artística, como sempre foi. Adoniran Barbosa agradece.

Comments: 1

  1. Cintia Oliveira says:

    Oi Marcos,

    Só uma correção. Para variar, eu comi algumas palavras, rsrsrs. Na verdade, a sigla de SODEPRO é:(Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista), ok. Beijos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *