Notícia sem lead

By Marcos Lauro
06/12/2008
0

Uma das primeiras coisas que um aspirante a jornalista aprende é o tal lead, que é o parágrafo que abre as notícias, principalmente no jornalismo diário. Nele, devemos responder o quê, quem, quando, como, onde e por quê. E acho que não é à toa que dizemos sempre o “por que” por último.

É a pergunta mais importante da história toda. Todos querem saber os porquês de tudo, por que acontecem determinados fatos… o “como” também tem lá a sua importância, mas é o porquê que move as pessoas. Os filósofos que o digam.

Eu, particularmente, tenho deixado o porquê de lado. Acho que não é o momento. Quando passamos por uma situação difícil, delicada, o porquê só vai nos fazer ficar questionando coisas que não têm de ser questionadas. Ficar perguntando o porquê (geralmente seguido de “meu Deus”) só vai me cegar e fazer com que eu não entenda todo o processo e, no final, não tire uma lição dele. Então, agora, eu não quero o lead completo. “O quê”, “quem”, “quando”, “como” e “onde” estão na lista, ok. O “por quê” eu dispenso e, assim, vou lidar com tudo isso da melhor maneira possível.

Comments: 0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *