Eles estão cantando e andando pra você…

Posted by

Uma seleção de dez clipes em que os artistas estão cantando e andando pra você. Esse é o único critério.

Logo de cara, um hino. “Bittersweet Symphony”, do Verve, traz um Richard Aschcroft folgado pacacete, passando por cima de capô de carro, carrinho de bebê, transeuntes… logo no começo, ele quase é atropelado, ato que dá um azar danado e até faz mal pra saúde. Tudo “porque esta vida es una sinfonia agridulce”.

No começo de abril, Erykah Badu resolveu dar uma chacoalhada no noticiário pop tirando a roupa. Enquanto anda pelas ruas de Dallas, Texas, peça por peça de sua roupa vai caindo. Até que, quando ela chega ao exato local onde o ex-presidente americano John F. Kennedy levou uma azeitona preta em sua empada cerebral, não sobra peça sobre peça. Uma bela caminhada matinal, o clipe de “Window Seat”. Obs.: Tá em forma, hein fia!

Eis o nosso primeiro representante brasileiro. Chico Buarque de Hollanda canta a sua “Vai Passar” em ruas de paralelepípedo. E, sim, ele está ANDANDO. Porque se alguém me disser que isso que ele está fazendo é SAMBAR, eu sou o Carlinhos de Jesus.

Em “Zero”, Karen O, vocalista do Yeah Yeah Yeahs vai pra rua… andar e cantar. Depois de pisotear alguns carros (escola Richard Ascroft) e tentar interagir com transeuntes, ela, oh, encontra a banda num beco. Afinal, que beco não tem sua banda hoje, não?

Massive Attack, com o clipe de “Unfinished Sympathy”, originou essa lista. Esse vídeo – talvez o mais famoso dos britânicos de Bristol – começa meio sinistro, mas depois nós vemos que é apenas uma caminhada.

“We Walk”, do Ting Tings, tem nome auto-explicativo. A vocalista anda. E canta. Mas fez playback no show do Planeta Terra de 2009, o que é muito feio.

Mais um representante brasileiro. A música é chata, mas grudou na cabeça de quase todo mundo que ouviu quando foi lançada. O que é normal se tratando de músicas chatas. Aqui, Chico César dá um rolê pelas ruas da sua cidade natal, Catolé do Rocha, no interior da Paraíba. “Mama África” é só sentido figurado, ok?

Pode isso, Arnaldo? Pode. A lista é sobre pessoas ANDANDO… ninguém disse se é de carro, ônibus, a pé… No clipe de “Sweetest Thing”, Bono tenta desfazer alguma K + (GADO-DO) + (DADO-DO), oferecendo até bombeiros go-go boys besuntados em óleo para a mulher. Nas entrelinhas, ele deve dizer que vai ser menos chato e viajar menos pra África, pra ela não ficar tanto tempo sozinha e tal. Acho que ela aceita as desculpas no final.

Otto, o ogro mais famoso de Pernambuco, não anda, mas corre no clipe de “Pelo Engarrafamento”. Claramente favorecido pela edição, o cantor corre pelas ruas do Rio de Janeiro sem molhar sua camiseta vermelha e nem ficar esbaforido. Ao final, uma “homenagem” a “Beijo no Asfalto”, obra de Nelson Rodrigues. O autor não merecia essa “homenagem”.

Michael Jackson. Sim, esse gostava de andar. “Thriller”, “Billie Jean”, “Bad”… em vários clipes, o saudoso branquelo aparece dando seus passos em movimento. Em “They Don’t Care About Us”, Michael dá um rolezinho por Salvador e pelo morro Dona Marta, no Rio de Janeiro. Lá, ele pegou criancinhas (pra dançar) e pagou uma grana pelo acesso ao local. Praticamente um Beto Carrero World do dançarinho/cantor.

Colaborou com a lista: Marcio Apolinário. Bem pouco, mas colaborou.

Bora continuar a lista?

3 comments

  1. Bem, a matemática é simples: 9 clipes, colaborei com 2, são 22,2% de tudo isso. Muito mais do que a participação do PIB chinês entre os países emergentes! Fale que a China colabora pouco rapaz, fale!

    Ótimo post!

    Abrax

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *