30 anos da saga Loucademia de Polícia

Posted by

Em 1984 chegava aos cinemas o primeiro filme da série Loucademia de Polícia. O sucesso foi tanto que a ideia se tornou uma franquia: gerou outros seis filmes para o cinema, um desenho animado e uma série de TV. Claro que como todo nome que gera tantos produtos, ele acabou perdendo a força com o tempo e com os malabarismos que se tem que fazer no roteiro para que situações não se tornem repetitivas. O 7º filme da série, por exemplo, é irreconhecível tanto pelo elenco reduzido quanto pela história. O uso excessivo de dublês, algo que vem num crescente desde o 4º filme, descaracteriza a franquia e valoriza malabarismos desnecessários.

Mas a ideia aqui não é falar dos filmes em si, mas sim dos personagens que marcaram uma década e que ajudaram a firmar esse humor típico da época: meio pastelão (com trombadas, explosões, pegadinhas dos mais diversos tipos… só não tem torta na cara), meio non sense. São 13 artistas que aparecem em alguns dos sete filmes:

Steve Guttenberg
Mahoney

Era um dos galãs dos anos 1980. Participou dos quatro primeiros filmes da Loucademia e ainda de Cocoon (1 e 2) e Três Solteirões e um Bebê (alem da sequência Três Solteirões e uma Pequena Dama, de 1990). Ou seja, o cara participou de pelo menos três franquias que se tornaram cult e foi figurinha garantida em muitas sessões da tarde. Mahoney era um típico malandro antes de se tornar policial nas mãos de Lassard, mas não perdeu o senso de oportunidade depois de passar pela academia. Como bom galã, é o personagem que costuma se dar bem no final e trazer algumas das soluções para os problemas enfrentados pela equipe de policiais. Um fato curioso sobre Guttenberg: ele fez teste para o papel principal de Quero Ser Grande e Tom Hanks fez teste para ser Mahoney. Além disse, reza a lenda (vulgo IMDB) que Guttenberg rejeitou o papel de Peter Venkman em Os Caça Fantasmas, lançado em 1984. Peter foi interpretado por Bill Murray.

G.W. Bailey
Capítão Harris

É o grande “vilão” da Loucademia. Capitão Harris está no 1º, 4º, 5º, 6º e 7º filmes com uma única preocupação: destronar o Comandante Lassard. No sexto filme, por exemplo, Harris está em outro distrito e diz logo no começo do filme que está feliz por estar longe de Lassard e sua equipe. Mas o prefeito da cidade pede reforço para resolver um grande problema e quem chega para auxiliar é justamente… Lassard. Bailey tem um grande histórico no teatro e em séries de TV antes de estrear no cinema em 1979 num filme de Chuck Norris, o Força Destruidora. Curiosidade: apesar de não-creditado, Bailey está também no Loucademia 2. Ele está no casamento que encerra o filme e aparece de costas posando para o fotógrafo. Deve participar do filme One Heart (ainda sem nome em português), que está em fase de pós-produção.

Bubba Smith
Moses Hightower

Com 2,01 metros de altura, Bubba atuava como jogador de futebol americano antes de partir para as telas. Jogou pelo Baltimore Colts, Oakland Raiders e Houston Oilers até 1976. Depois fez pontas em séries como Mulher Maravilha e As Panteras. Mas o personagem mais notório da sua carreira foi, claro, Moses Hightower, um policial com fala mansa (ele era florista antes de entrar para a academia) mas uma força descomunal. Nas cenas, quase sempre é escalado como parceiro da sargento Hooks. Bubba faleceu em 2011 aos 66 anos e só não participou do 7º filme da série.

George Gaynes
Commandant Lassard

Um dos três atores que participou de todos os filmes da série Loucademia de Polícia. Gaynes é outra figurinha fácil da TV nos anos 1980: ele era o viúvo que adotou Punky, a garota protagonista da série Punky Brewster (Punky, A Levada da Breca no Brasil). Lassard é um tipo infantil, atrapalhado e que sempre se envolve em situações inusitadas. No sétimo filme, por exemplo, ele se perde da equipe da Loucademia que vai para a Rússia e acaba parando na casa de uma família local – uma família de verdade, encontrada pela produção do filme. Gaynes tem mais de 80 trabalhos no cinema e na TV, se aposentou em 2003 depois de fazer Recém-Casados (longa com Ashton Kutcher e Brittany Murphy) e morreu aos 98 anos em fevereiro de 2016.

David Graf
Tackleberry

Graf é outro ator que participou de todos os filmes da franquia. Ele faz Tackleberry, que brinca com o estereótipo do norte-americano armamentista. No primeiro filmes, antes mesmo de entrar para a academia, Tackleberry já aparece todo paramentado de militar e cercado de armas. É um selvagem que vai sendo, digamos, lapidado. Graf morreu em 2001, aos 50 anos.

Leslie Easterbrook
Sgt. Callahan

Leslie participa de quase todos os filmes da Loucademia – com exceção do 2º. Ela brinca com outro estereótipo norte-americano: a típica gostosona/loira. Mas quando está com o uniforme militar não brinca em serviço. Leslie participa de algumas cenas de luta, em que costuma deixar os homens boquiabertos com o seu “talento”. A atriz tem um grande número de filmes de terror na carreira, incluindo alguns dirigidos por Rob Zombie.

Michael Winslow
Larvell Jones

Conhecido como o “homem dos 10 mil efeitos sonoros”, Winslow faz beatbox e imita praticamente qualquer coisa que exista e se mova. Sua imitação mais famos é a da guitarra de Jimi Hendrix. Participou também – fazendo, claro, vozes – de outro grande sucesso dos anos 1980: Gremlins. Já veio ao Brasil e chegou a se apresentar no programa do Faustão. Hoje faz espetáculos de stand-up comedy pelos Estados Unidos. É o terceiro e último ator dessa lista a participar de todos os filmes da franquia. Com o passar dos filmes, foi se tornando uma das grandes estrelas da Loucademia e ganhou espaço inclusive para improvisar nas cenas – mais de um diretor que passou pela franquia afirmou isso. No último filme, quando se disfarça de barman, ele prepara um drinque com a boca. Cena gerada totalmente na improvisação de Winslow.

Marion Ramsey
Sgt. Hooks

Ramsey participou do 2º ao 6º filme da série. Sua carreira começou com participações em séries de TV e seu único trabalho no cinema que se tornou famoso foi o da Loucademia. Mesmo assim, ela eternizou a figura da policial com voz fininha e toda delicada, mas que resolve situações complicadas que, geralmente, mudam o rumo do filme.

Art Metrano
Comandante Mauser

Metrano fez as vezes de vilão na falta de Bailey – sem o Capitão Harris no 2º e 3º filmes, é o Comandante Mauser que tenta atrapalhar a vida de Lassard, Mahoney e o resto da turma. Ele tem uma atuação mais teatral e participa da cena que talvez seja a mais engraçada de toda a série – quando Mahoney troca seu frasco de shampoo por um de cola rápida e Mauser sai do banho com as mãos coladas na cabeça. Desde 1989, o ator usa cadeira de rodas por conta de um problema na coluna e está afastado das telas desde, pelo menos, 2001.

Bobcat Goldthwait
Zed

Zed é uma das figuras mais non sense de toda a série. Aparece em três filmes: no 2º é o líder de uma gangue que aterroriza a cidade e é presa pela equipe de Lassard. No 3º filme, sem muitas explicações, ele aparece “convertido”: entrou para a polícia e se tornou um agente da lei, situação que se repete no filme seguinte. Golgthwait começou sua carreira no stand-up comedy, que faz até hoje, e tem um estilo de humor ácido. Chegou a abrir shows do Nirvana na última turnê da banda pelos Estados Unidos. É também diretor de TV e de filmes e tem um documentário chamado Call me Lucky em produção e com lançamento previsto para 2015.

Lance Kinsey
Proctor

Proctor é uma figura central nas tramas. Atua do 2º ao 6º filme e é o auxiliar direto do vilão (Harris ou Mauser), uma espécie de escada para as piadas do “chefe”. Muito atrapalhado, tem até um perfil muito próximo do Lassard, também infantil e com piadas bem ao estilo pastelão: trombadas, quedas, piadas mais visuais, etc. Kinsey não tem trabalhos muito famosos fora da Loucademia, mas participou de outras comédias do mesmo estilo, como Loucadeia Federal e Máquina Quase Mortífera.

George R. Robertson
Comissário Hurst

Hurst é quem sempre chama Lassard e sua equipe para as missões e também supervisiona o trabalho. Assim como Kinsey, está do 2º ao 6º filme e tem ótimas atuações. Suas expressões faciais ao se deparar com as trapalhadas dos policiais são ótimas. No fim, quando tudo dá certo, também é ele que aparece para dar os parabéns pelo trabalho realizado.

Menções honrosas

Alguns atores que fizeram pontas ou participaram de apenas um filme da série também merecem ser citados:

Sharon Stone
Bem antes de Instinto Selvagem, participou do 4º filme da Loucademia como a repórter Claire Mattson, que investiga os métodos de trabalho da polícia. Mahoney, como bom malandro, tenta uma aproximação com a moça. Nas cenas excluídas do corte final do filme, Harris também se apaixona pela loira.

Tony Hawk
Também no 4º filme, um grupo de skatistas é perseguido pela polícia logo no comecinho da história. Um deles é Tony Hawk, astro do esporte, que faz uma ponta no filme alguns anos antes de virar nome de jogo de video game.

Christopher Lee
No 7º e último filme da série, Christopher Lee interpreta o chefe da polícia russa que pede apoio para a polícia norte-americana para desmontar a máfia que toma conta de Moscou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *